Entregas e montagens gratuitas para encomendas a partir de 50.000Kz em Luanda e de Belas ao Cacuaco. Os prazos de entrega poderão ser até 8 dias úteis.

Como preparar a mesa ideal

COMO PREPARAR A MESA IDEAL PARA RECEBER PAIS, SOGROS OU AMIGOS


Compor uma mesa para uma refeição mais formal ou informal pode ser simples e ainda assim marcar a diferença. Conheça as regras básicas e solte o seu lado criativo.
 
Guardanapos, marcadores, facas de peixe, garfos de carne, pratos de sobremesa, saladeiras e tanto mais. Já para não falar da toalha de linho ou de algodão. Para receber alguém em sua casa, quer goste de um estilo mais ou menos formal, a sua mesa não precisa de ser complicada de compor. A regra indispensável é que os talheres são colocados pela ordem de utilização. Ou seja, de fora os que vai utilizar primeiro. A segunda regra, salvo algumas exceções, é que os garfos ficam à esquerda do prato e as facas e colheres à direita. Os talheres de sobremesa são colocados à frente do prato. Por último, coloque na mesa só aquilo que vai usar. Por outras palavras, se não há sobremesa não coloque talheres de sobremesa.
 
Antes de soltar a sua criatividade ao máximo, certifique-se que está tudo no devido sítio. Os melhores anfitriões são aqueles que adoram receber e que antecipam as necessidades dos seus convidados, antes de eles se pronunciarem. Além de se certificar que a comida é suficiente, que os condimentos como sal ou pimenta estão acessíveis, mantenha um olho nos copos de vinho, servindo sempre os seus convidados antes de si.

PARA UMA REFEIÇÃO MAIS CASUAL


1 - Coloque um individual ou uma toalha.

2 - Disponha o prato de jantar no centro do individual ou na toalha, centrado com a cadeira.

3 - Insira o garfo à esquerda do prato e a faca à direita. Se tiver sopa, coloque a colher ao lado da faca, do lado de fora.

4 - O copo de água deverá ficar no canto superior direito, por cima da faca, seguido do copo de vinho.

5 - O guardanapo pode ser colocado no topo do prato de jantar ou por debaixo do garfo.

6 - Simples não tem que ser aborrecido. Finalize com um arranjo de flores pouco alto, para não quebrar o contacto visual entre os convidados. Se quiser pode também colocar na mesa velas ou castiçais para um toque mais acolhedor.

PARA UM EVENTO MAIS FORMAL

 

 1 - Coloque uma tolha na mesa com tempo, para que alguma ruga desapareça. Disponha os pratos no meio do lugar e se quiser algo mais formal pode colocar um marcador por debaixo de cada prato.

2 - Coloque o prato da salada, por cima do prato raso.

3 - O prato do pão deverá estar por cima e à esquerda do prato raso de jantar e da salada. A faca da manteiga pode ser colocada horizontalmente no prato do pão.

4 - O garfo é colocado à esquerda do prato e o garfo da salada à esquerda do garfo principal. Se for servido um prato de peixe, o respetivo garfo deve ser colocado à esquerda do garfo de carne. Lembre-se: de fora os talheres que são utilizados primeiro.

5 - Coloque a faca do lado direito do prato raso e a colher a seguir.

6 - Os talheres de sobremesa deverão ser colocados em frente do prato raso ou marcador, com a colher e a faca com os cabos voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda. A faca ficará junto ao prato, seguido do garfo e depois da colher.

7 - Os copos de água e de vinho tinto ou branco deverão ser colocados no canto superior direito. Se possível, em ligeira diagonal, e da esquerda para a direita, pela ordem que vão ser usados. Por norma, o de água, de vinho tinto e o de vinho branco.

 

8 - Dobre o guardanapo ou pode usar uma argola de guardanapo. Opte por guardanapos de pano. Coloque por cima do prato da salada.

9 - Se utilizar, coloque o cartão com o nome do convidado por cima da colher de sobremesa. Escreva o nome nos dois lados para que o convidado encontre o seu lugar e para que os convidados que estão do outro lado da mesa saibam com quem estão a falar. 

PEQUENOS DETALHES

 

1 - A serrilha das facas deve ficar sempre voltada para dentro.

2 - Caso a mesa seja de grandes dimensões, pode colocar mais do que um jarro para a água, permitindo que cada um se sirva.

3 - Lembre-se de conjugar a toalha com o serviço de loiça em que vai servir a refeição.

4 - Os detalhes podem fazer a diferença. Depois de ter a mesa posta, seja para um jantar formal ou informal pode acrescentar pequenos acessórios, como a base para a garrafa de vinho.

5 - Para servir o café o ideal será criar um espaço à parte. Para ser mais fácil de gerir, pode previamente colocar as chávenas de café com o pires num tabuleiro. Junte um açucareiro, um adoçante e as colheres de café. Pode trazer o tabuleiro já com o café servido, mas nunca já adoçado. Cada convidado deve ser livre de preparar o café como quiser.




 

 

0
0