A chegada de um bebé tem tanto de entusiasmante, como de desafiante. Decorar um quarto de bebé pode ser uma aventura divertida e uma forma de expressar o seu amor. Antes de começar a decorar o quarto do seu bebé, pense qual o estilo de quarto que quer criar. Pode inspirar-se no Pinterest Kinda Home ou até no nosso Instagram. E lembre-se: se estiver a pensar ter mais que um filho, talvez seja melhor optar por um ambiente que combine bem com ambos os géneros. A única regra quando se trata de decorar um quarto de bebé é que não existem regras. Deixe o seu gosto pessoal sobressair para criar um espaço confortável, onde se sintam todos bem. Todos os pediatras lhe vão dizer o mesmo: pais felizes, criam crianças felizes.
COMO COMEÇAR
1 - Meça o espaço e crie a sua mood board. Pode adoptar um dossier onde coloca todas as suas inspirações (uma fotografia, um pedaço de tecido, etc.) ou fazer uma mood board.
2 - Escolha a sua palete de cores. Seguindo as inspirações que reuniu, pode agora começar a conjugar padrões, tecidos, tipos de materiais.
3 - Compre a peça fundamental: o berço. Esta é a peça fundamental no quarto do bebé. Pode pensar que é algo temporário, mas lembre-se que muitas crianças dormem no berço até aos três anos de idade ou mais. De acordo com o pediatra Mário Cordeiro, quando adquirir um berço deve garantir algumas questões: “se é estável e sólido, com grades de pelo menos 60 cm de altura”. Se o colchão é fulcral para nós, então para um bebé que dorme entre quinze a dezassete horas e o seu corpo está em desenvolvimento, ainda mais. Segundo o pediatra, “o colchão deverá ser firme e plano, para o bebé não se afundar nele e de preferência de tipo hipoalergénico, especialmente se existem antecedentes familiares diretos de alergia”.
A MOBÍLIA ESSENCIAL
Já tem o berço que é fundamental. Mas existem ainda outras peças de mobília que se vão revelar cruciais.
1 - Muda fraldas: Não há como fugir deste facto: todos os bebés precisam de mudar a fralda. O ideal será ter o muda fraldas no quarto, de forma a que tenha tudo o que precisa à mão. Não só os produtos de cosmética infantil, como a roupa. No que diz respeito ao muda fraldas tem duas opções: escolher um muda fraldas ou apenas um colchão, próprio para o efeito, que pode colocar no topo de uma cómoda. O muda fraldas revela-se mais prático e mais estável, mas tem tudo a ver com o espaço que tem disponível. Perto do muda fraldas convém ter um ou dois brinquedos para distrair o seu bebé enquanto muda a fralda e algumas caixas com os básicos, como compressas não esterilizadas, água micelar ou creme.
2 - Um sofá ou uma cadeira: Pode não parecer a peça mais essencial, mas é uma escolha não só a pensar no seu bebé mas também em si. Precisará de um local confortável para se sentar para amamentar, adormecer e até contar uma história ao seu bebé. E, sim, provavelmente também para partilhar algum choro e muitas descobertas. Mantenha um cobertor por perto e um banquinho para os pés para poder descansar um pouco.
3 - Uma cómoda: Brinquedos, livros, fraldas, roupa... São pequeninos mas precisam de muita coisa. Quando pensar em comprar uma cómoda pense em algo que tenha uma vida longa. Ou seja, que ainda fique bem num quarto depois dos três anos ou que possa vir a servir para outro propósito. Pode colocar em cima da cómoda, onde o seu bebé não vai chegar durante muito tempo, toda a parte de puericultura.
PEQUENOS CONSELHOS, COM GRANDES RESULTADOS
Para bebés quentinhos: Muitos bebés acordam com frio, por isso o mais importante é aquecer o bebé e não a cama. No tempo mais frio, como os bebés se mexem muito, pode optar por um macacão. “Se quiser ter a certeza que o seu bebé está bem, passe a mão no pescoço – se estiver quentinho está tudo bem”, afirma Mário Cordeiro.
Para criar um ambiente tranquilo: “Os lados da cama deverão ser acolchoados ou revestidos com tecidos laváveis e macios”, salienta o pediatra. Quando comprar o protetor para o berço lembre-se de o conjugar com a roupa de cama.
Para lavar: Lave toda a roupa de bebé que comprou com antecedência. Recorra a um detergente próprio para roupa de bebé, nos primeiros meses.
Faça um inventário final. Falta-lhe alguma coisa? Talvez pendurar algo na parede que seja uma herança de família? Ou a prenda que o irmão mais velho fez para receber o bebé? Ou, quem sabe, uma mensagem de boas vindas?
Em evolução. Como qualquer outra divisão da casa, o quarto não precisa de estar perfeito e 100% acabado para receber o bebé. Na verdade, o ideal é que exista espaço para evoluir e se transformar à medida que vá percebendo a suas necessidades e as do recém-chegado.
À prova de tudo. Para garantir a segurança dos mais pequenos no quarto prefira móveis de cantos arredondados e evite colocar o berço junto a uma janela. Não utilize um berço antigo sem ter a certeza de que cumpre as normas de segurança e retire do berço mantas e bonecos de peluches que sejam desnecessários. Nada de almofadas no berço. E, assim que o bebé começar a gatinhar, substitua as fichas normais por fichas específicas à prova de criança.